top of page

Como saber se meu pet precisa passar por um(a) profissional da Cardiologia Veterinária?

É com essa pergunta que venho falar um pouco sobre as doenças cardíacas em cães e gatos.


Sabe-se que as cardiopatias são doenças na maioria das vezes SILENCIOSAS, pois no início o coração do Pet tende a se adaptar às condições presentes, bombeando o sangue com mais força, e consequentemente “trabalhando” de maneira compensatória.

“Dra, meu pet as vezes fica cansado, tem tosse, e já desmaiou uma vez, mas como é filhote não devo me preocupar né?”


A resposta é: NÃO! Se engana quem acha que só cães idosos podem apresentar doenças cardíacas. Mas existem também as doenças congênitas do coração, ou seja, quando o animal já nasce com essa condição. Para diagnóstico, além da avaliação com um especialista, é necessário alguns exames complementares como eletrocardiograma, ecocardiograma, aferição da pressão arterial sistólica, entre outros.


Portanto, pai de pet, caso seu filho de 4 patas apresente sinais como: tosse, intolerância ao exercício, aumento do volume abdominal e cianose (língua roxa), procure imediatamente um especialista para avaliação cardiológica.


E para os animais acima de 6 anos de idade, porque não um checkup anual? Não espere o problema acontecer, afinal, a prevenção é um ato de amor.

Doutora Ayra Lorrana

Especialista em Cardiologia Veterinária

22 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page