top of page

Cadelas e gatas gestantes e filhotes recém nascidos podem ser submetidos a exames de Raio-x?

Atualizado: 28 de fev.

Uma dúvida muito comum de tutores é a respeito da realização de exames radiográficos em cadelas e gatas gestantes e recém nascidos, por conta da exposição desses animais à radiação.


Mas, você sabia que essa exposição é mínima e que, em casos de gestação, o Raio-x é o exame de imagem recomendado para contagem de filhotes?

Pois bem, tudo depende da dose de radiação a qual o paciente será exposto durante a realização do exame. Este, deve sempre ser realizado por um profissional capacitado, que garantirá um exame rápido, com técnica e proteção adequada, assegurando assim, que o paciente seja minimamente exposto aos raios-x.


Dito isso, quando lidamos com fêmeas gestantes e queremos uma contagem de fetos com maior precisão, o Raio-x é o exame com maior recomendação, assegurando 93% de precisão no terço final da gestação.


Assim como as fêmeas gestantes, filhotes recém-nascidos também podem ser submetidos a realização de exame radiográfico. São comuns em casos de animais que sofrem algum tipo de trauma, ataques por outros cães ou até mesmo aqueles que nascem com má formação. Nestes casos também são utilizadas técnicas que minimalizam a exposição à radiação.


“Sou tutor, posso acompanhar o exame?”


A resposta é: sim. O tutor pode, e em alguns casos é imprescindível sua presença durante a realização do exame, salvo casos de pessoas com orientação médica de restrição à exposição do Raio-x. Ressaltamos que, toda a equipe e tutor que acompanha o exame deve estar vestido e orientado quanto à proteção radiológica.


Portanto, se o seu médico veterinário solicitou esse tipo de exame para o seu pet, não se preocupe, pois o raio-x é um exame seguro, não invasivo e, quando realizado por um profissional capacitado, traz resultados rápidos e complementares ao tratamento do seu amiguinho de quatro patas. Camila Brito Ortopédista e Radiologista Veterianária.




10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page